N o v i d a d e s
Home » DICAS » Brocas » QUESTÃO COMUNS SOBRE OS CUPINS
tratamento-cumpicida

QUESTÃO COMUNS SOBRE OS CUPINS

1 – Existem caminhos de terra (túneis) nas paredes da minha casa direcionados ao batente da porta. O que é isso ?
R : Provavelmente você tem uma infestação por cupins subterrâneos. Podem ser túneis de cupins subterrâneos.

2 – Sob uma estante velha existe um pó que se acumula constantemente. É infestação por cupim ?
R : Se for uma granulação grosseira pode ser cupim de madeira seca ( pózinho de cupim ). Mas existem besouros ( brocas ) que também infestam a madeira e deixam como sinal de sua presença um pózinho como talco.

3 – Por que, ultimamente, está se tornando mais grave o problema dos cupins nos centros urbanos ?
R : Nas grandes metrópoles com Rio de Janeiro e São Paulo o cupim que causa mais prejuizo é o cupim subterrâneo Coptotermes havilandi. Esta espécie é introduzida e encontrou condições favoráveis nos grandes centros urbanos, principalmente na região sudeste do Brasil. Com uma alta infestação deste cupim os problemas se agravaram. Outra situação, que vem ocorrendo concomitantemente, é o avanço das cidades em áreas naturais onde existem espécies nativas de cupins.

4 – Por que o cupim subterrâneo Coptotermes havilandi é tão difícil de erradicar ?
R : O cupim Coptotermes havilandi é difícil de erradicar porque é preciso destruir todos os ninhos e estes geralmente não são fáceis de serem localizados. As vezes o ninho está a metros de distância do local do ataque. Por isso os especialistas preferem falar em controle e não erradicação.

5 – No que consiste o tratamento com um cupinicida ?
R : O tratamento com cupinicida consiste em se fazer uma barreira química contra os cupins subterrâneos, impedindo que eles penetrem na casa ou no prédio. Mas , para serem eficientes contra os cupins, os inseticidas precisam ter um tempo de ação bastante longo. Os inseticidas clorados tinham este efeito, mas hoje sabe-se que devido a isto, são maléficos ao ambiente e estão proibidos para uso em área urbana. Os inseticidas usados hoje não têm tanta eficiência, mas não poluem tanto o ambiente como os clorados. A descupinização é uma tarefa cara e difícil, que tem que ser realizada por especialista. Antes de efetuar qualquer tratamento, é preciso detectar a espécie de cupim praga e a extensão dos danos.

Fonte: http://www.rc.unesp.br/ib/ceis/cupim

Check Also

defeitos-madeiras

DEFEITOS NA SECAGEM DE MADEIRAS

As tensões que se desenvolvem na madeira são a causa básica dos defeitos de secagem, ...

Deixe uma resposta