N o v i d a d e s
MSP » ÁRVORES BRASILEIRAS » COPAÍBA
Madeira Copaíba
Características da Madeira Copaíba

COPAÍBA


Venha Conhecer Nossas Árvores Brasileiras – COPAÍBA

MADEIRA COPAÍBA

Madeira Copaíba
               Árvore Copaíba

Nome Científico
Copaifera langsdorffii Desf.

família
Leguminosae Caesalpiniaceae

nome comercial
Brasil: Copaíba-preta, copaíba-vermelha, copaibeira ( MT ), óleo, óleo-de-copaíba, óleo-pardo, pau-d`óleo.

origem
Encontrada em mata de terra firme nos Estados do Amazonas, Pará e Rondônia e distribuída ainda por toda a região da Amazônica.No Planalto Central, aparece em cerrado “sensustricto”, cerradões distróficos e mesotróficos, mata mesofítica, mata de galeria.

características morfológicas
Árvore de grande porte e copa bem aberta, quando adulta.No estágio inicial de crescimento, apresenta copa irregular; na média idade é mais arredondada, mas abre-se novamente quando adulta.Esta espécie é fácil de ser identificada pela casca morta do fuste: externamente é escura, mas, quando removida com as mãos, mostra uma coloração avermelhada internamente.Apresenta folhas alternas dísticas, compostas pinadas com 6 a 10 folíolos assimétricos.Possui glândulas translúcidas na lâmina do folíolo, facilmente observadas contra a luz.Sua copa é muito bonita pela forma e elegância.As folhas, quando recém-brotadas, mostram tonalidade avermelhada e revestem toda a copa.As flores brancas em densos racemos sobre a copa também chamam a atenção na paisagem.

Corte Tangencial - Árvore Copaíba
     Tonalidade

CARACTERÍSTICAS gerais
Cerne: indistintos
Cor do Cerne: marrom-avermelhado com veios mais escuros
Alburno: distintos
Cor do Alburno: acinzentado
Anéis de Crescimento: pouco distintos
Grã: direta ou levemente revessa
Textura: média
Cheiro: característico quando verde e imperceptível depois de seca.

Seção Transversal - Árvore Copaíba
Seção Transversal

densidade
Madeira de densidade média, com densidade a 12% de umidade de 500 a 750 kg/m3 e densidade verde em torno de 1.100 kg/m3.

 

Casca - Árvore Copaíba
        Casca

secagem
Moderadamente lenta ao ar, sem a ocorrência de sérios defeitos.A secagem em estufa de C.duckei e C.reticulata é rápida apresentando rachaduras, encanoamento e torcimento moderados.

trabalhabilidade
Fácil de ser trabalhada com ferramentas manuais e mecânicas, resultando em superfície lisa e uniforme.Boa para pregar e parafusar. A exsudação de óleo-resina durante a secagem pode prejudicar a colagem, dependendo do adesivo.

durabilidade
Copaifera langsdorffll e C.reticulata, em ensaios de laboratórios, demonstraram ter alta resistência ao ataque de organismo xilófagos.Outras espécies, entretanto, podem mostrar-se vuneráveis à podridão branca e parda, insetos e cupins de madeira seca.

preservação
C.duckei e C.reticulata apresentam alburno de fácil preservação e cerne muito difícil de ser preservado, mesmo em tratamento sob pressão.

usos
Madeira Copaíba é muito utilizada para usos internos em construção civil, forros, móveis, cabos de ferramentas, folhas faqueadas decorativas, compensados, embalagens, carrocerias e outros.

Tronco - Árvore Copaíba
                    Tronco
Fontes                                                                                                                                               Glossário

Verifique Também

Madeira Tanimbuca

TANIMBUCA

MADEIRA TANIMBUCA Nome Científico Buchenavia capitata Eichl família Combretaceae nome comercial Brasil: carará, cuiarana, mirimdiba, ...

Deixe uma resposta