N o v i d a d e s
MSP » ÁRVORES BRASILEIRAS » ANGICO-PRETO
Madeira Angico-Preto
Características da Madeira Angico-Preto

ANGICO-PRETO


Venha Conhecer Nossas Árvores Brasileiras – ANGICO-PRETO

MADEIRA ANGICO-PRETO

Madeira Angico-Preto
                 Árvore Angico-Preto

 

 

 

 

 

 

Nome Científico
Anadenanthera macrocarpa (Benth.) Brenae

família
Leguminosae Mimosaceae

nome comercial
Brasil: angico-preto, angico, angico-vermelho, angico-do-campo, arapiraca, curupaí, angico-de-casca, angico-bravo, angico-fava, angico-rajado, cambuí-ferro, angico-castanho e guarapiraca.

origem
O material lenhoso para os estudos tecnológicos foi obtido na região noroeste, município de Casa Branca, Estado de São Paulo.

habitat
Muito pesada( densidade 1.05 g/cm3 ), compacta, não elástica, rija, de grande durabilidade sob condições naturais.

características morfológicas
Altura de 13-20 m, com tronco de 40-60 cm de diâmetro.Casca áspera coberta de acúleos; no entanto, alguns indivíduos apresentam casca mais lisa.Os acúleos concentram-se no fuste, mas ocorrem também nos galhos mais grossos.Folhas alternas m espiral, compostas bipinadas, com 42-48 pinas opostas e numerosos foliólulos diminutos, oblongos, de base assimétrica.A principal característica para fácil identificação é a presença, na base da folha e nos últimos pares de pinas, de nectários extraflorais, em forma de escudo.Ramos terminais cobertos de lenticelas aparecem também no fuste da planta jovem.

Corte Tangencial - Árvore Angico-Preto
     Tonalidade

CARACTERÍSTICAS gerais
Cerne: distintos
Cor do Cerne: castanho-amarelado quando recém-cortado, passando a castanho-avermelhado, escurecendo para vermelho-queimado; apresenta abundantes veios ou manchas arroxeadas que são mais destacadas quando a madeira é recém-cortada
Alburno: distintos
Grã: irregular a revessa; superfície pouco lustrosa e irregularmente áspera
Textura: média
Cheiro: imperceptível; gosto ligeiramente adstringente.
Resistência ao corte transversal manual: dura

Casca - Árvore Angico-Preto
Seção Transversal

SECAGEM
Dado não disponível.

trabalhabilidade
Dado não disponível.

durabilidade
A madeira de ANGICO-PRETO, segundo observações práticas, nas zonas de ocorrência, e considerada de alta resistência ao apodrecimento.

preservação
A madeira de ANGICO-PRETO, em ensaios de laboratório, em tratamentos sob pressão, demonstrou ter baixa permeabilidade às soluções preservantes.

usos
A madeira de ANGICO-PRETO por ser muito pesada, de elevada resistência mecânica e de alta durabilidade, é indicada para construção de estruturas externas, como estacas, esteios, postes, mourões, dormentes, cruzetas, madeiramento de currais, obtenção de folhas faqueadas para lambris, peças torneadas, móveis; construção civil, como vigas, caibros, ripas, marcos de portas e janelas, tacos e tábuas para assoalhos, réguas para medir madeira serrada etc.

USOS INTERESSANTES
A casca é rica em tanino, tendo sida largamente utilizadas pelos curtumes. Floresce exuberantemente todos os anos, o que se torna muito ornamental e própria para arborização de parques e praças.Apresenta rápido crescimento, podendo ser aproveitada com sucesso para reflorestamento de áreas degradadas de preservação permanente juntamente com outras espécies de nossa flora.As flores são melíferas.

Fontes                                                                                                                                               Glossário

Verifique Também

Madeira Tanimbuca

TANIMBUCA

MADEIRA TANIMBUCA Nome Científico Buchenavia capitata Eichl família Combretaceae nome comercial Brasil: carará, cuiarana, mirimdiba, ...

Deixe uma resposta