N o v i d a d e s
Home » DICAS » Brocas » IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS COM CUPINS
problemas-com-cupins

IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS COM CUPINS

INDÍCIOS DE ATIVIDADES DE CUPINS E BROCAS DE MADEIRA ORIFÍCIOS NA SUPERFÍCIE DA MADEIRA

Nem todo orifício existente na superfície de uma peça de madeira foi produzido por cupins ou brocas.
Orifícios produzidos por insetos são, geralmente, pequenos (têm alguns poucos milímetros) e com bordas uniformes. Quando quase perfeitamente circulares, sugerem ataque à madeira após esta estar seca. Especialmente em peças de madeira escura, a sua observação exige muita atenção por parte do inspetor e o auxílio de uma lanterna de boa qualidade. Diferentemente, orifícios ovalados ou elipsóides denotam que a madeira foi perfurada pelo inseto antes da tora ter sido desdobrada.
Assim, orifícios podem tanto ser indícios de ataque atual (e ativo) quanto antigo ( e inativo) por brocas ou cupins de madeira seca.

orificio
Acúmulo de resíduos abaixo de orifícios circulares


A SIMPLES PRESENÇA DE ORIFÍCIOS NA SUPERFÍCIE DA MADEIRA NÃO SIGNIFICA QUE AINDA EXISTAM INSETOS VIVOS NO INTERIOR DA MESMA.

A simples presença de orifícios na superfície da madeira não significa que ainda existam insetos vivos no interior da mesma.
Orifícios podem ser sinais de ataques antigos e não mais ativos. A deposição ativa de resíduo formando montículos, especialmente na primeira superfície horizontal imediatamente abaixo dos orifícios, é um indício de atividade de brocas e cupins de madeira seca.
Os resíduos eliminados pelos insetos são pelotas fecais. Com base no aspecto e textura dos resíduos pode-se diagnosticar o grupo de insetos responsáveis pela infestação.

acumresiduos
Túneis de terra em paredes e peças de madeira


Um sinal importante de ataque por cupins subterrâneos é a presença de túneis em paredes, tetos, interior de armários, caixas de tomada de luz e interruptores, caixas de força, junto a inserções de encanamentos etc.
As evidências de atividade desses cupins podem ser obtidas com a destruição dos túneis. Freqüentemente, após a remoção da camada superficial do túnel uma grande quantidade de cupins aflora à superfície. Quando os cupins não afloram mas, posteriormente, o túnel é reconstruído, isto também é uma evidência de atividade dos cupins.

tunel

REVOADA DE SIRIRIS (OU ALELUIAS)
Outro sinal importante é a presença de asas de cupins ou de cupins alados mortos.
A presença de asas, em grande quantidade, sugere que no local tenha ocorrido uma revoada de origem interna, ou que o local tenha sido invadido por grande quantidade de reprodutores. Por isso existe um risco concreto da existência de uma colônia no local ou nas proximidades.
É importante coletar esse material, para identificar os grupos de cupins que revoaram e, assim, avaliar o risco de infestação.

alados

IDENTIFICAÇÃO DOS AGENTES INFESTANTES COM BASE NOS SINAIS

BROCAS: LICTÍDEOS
Orifícios circulares, com 2 a 3 mm de diâmetro e bordas uniformes;
Deposição de resíduo na forma de montículos, abaixo dos orifícios;
Resíduo com textura bastante fina, semelhante a talco;
Resíduo, quando examinado sob lupa, mostrando partículas de tamanhos irregulares.

lycres

BROCAS: ANOBÍDEOS
Orifícios circulares, com 3 a 4 mm de diâmetro e bordas uniformes;
Deposição de resíduo na forma de montículos, abaixo dos orifícios;
Resíduo com textura levemente granulada;
Resíduo, quando examinado sob lupa, mostrando partículas de tamanhos irregulares.

anores

CUPINS DE MADEIRA SECA
Orifícios circulares, com 3 a 4 mm de diâmetro e bordas uniformes;
Orifícios fechados com uma película semelhante a cera;
Deposição de resíduo na forma de montículos, abaixo dos orifícios;
Resíduo com textura bem granulada;
Resíduo, quando examinado sob lupa, mostrando partículas de tamanho mais ou menos uniforme, formato cilindrico, pontas arredondadas e seis estrias longitudinais.

cmadeiraseca

CUPINS SUBTERRÂNEOS

Raramente produzem orifícios na superfície das peças atacadas;
Constroem galerias com aspecto de solo em paredes, tetos, interior de armários, caixas de tomadas de luz e interruptores e encanamentos;
Superfícies por onde caminham ou que atacam apresentam revestimento esparso a denso de pontos esbranquiçados ou castanho claro;
Fundos de armários atacados, quando percutidos, produzem som de escorrimento de material particulado.

csubterraneo

Cupins e brocas encontrados durante a inspeção devem ser coletados para posterior exame e identificação por profissional habilitado.

O simples fato de encontrar cupins em um jardim não significa que se esteja, necessariamente, diante de um problema. A esmagadora maioria das espécies de cupins não causa nenhum tipo de problema ou prejuízo, pelo contrário, cumpre um papel importantíssimo dentro do frágil equilíbrio ecológico da maioria das nossas cidades.

Fonte: http://www.cupim.net

Check Also

defeitos-madeiras

DEFEITOS NA SECAGEM DE MADEIRAS

As tensões que se desenvolvem na madeira são a causa básica dos defeitos de secagem, ...

Deixe uma resposta