N o v i d a d e s
Home » DICAS » Compensados » CUIDADOS IMPORTANTES
armazenamento-madeirite

CUIDADOS IMPORTANTES

Diz-se compensado porque as folhas trançadas, de que é composto, se equilibram , se contrabalançam no movimento de retração ou dilatação, para obter a estabilidade que falta à madeira maciça. O compensado feito com madeira seca ou ressecada artificialmente, fica indiferente a qualquer variação de temperatura. Se as madeiras com que se fazem os compensados não forem absolutamente secas, eles se deformarão. A principal característica dos compensados é sua elevada resistência.
Assim como as madeiras maciças precisam ficar estacionárias de três a cinco anos antes de serem trabalhadas, assim também os compensados não devem ser empregados nas obras sem terem passado por uma ressecagem de três a cinco meses.

Nunca se deve depositar compensados no relento ou em galpões abertos, nem encostá-lo na parede com um canto no chão, mas nos lugares fechados e secos. Se se quer estabilidade, envernizam-se ou pintam-se as duas faces dos compensados. Enquanto não tiverem suas faces externas impermeabilizadas, continuam nigroscópios, isto é, com a faculdade de absorver ou emitir umidade, e sujeitos a deformações possíveis. As folhas devem ser sempre de espessura igual para ambos os lados, a fim de se isentar o compensado de algum desequilíbrio. Quando se quiser folhar cada lado com madeiras diversas na espécie, é verificado se as madeiras são da mesma hiqroscopocidade, ou de consistência igual.

Fonte: http://www.arq.ufsc.br/

Check Also

defeitos-madeiras

DEFEITOS NA SECAGEM DE MADEIRAS

As tensões que se desenvolvem na madeira são a causa básica dos defeitos de secagem, ...

Deixe uma resposta