N o v i d a d e s
Home » DICAS » Cupins » COMO VIVEM CUPINS E BROCAS

COMO VIVEM CUPINS E BROCAS

AS BROCAS:
pequenos besouros ( 3 a 5 mm ) de cor escura, são insetos solitários, não sociais. Infestam madeiras às dezenas ou centenas de indivíduos.

OS CUPINS:
por sua vez vivem em sociedade, são muito organizados. Existe sempre um casal real, os soldados que defendem o cupinzeiro, os operários que buscam alimentos e constroem o cupinzeiro e os reprodutores, conhecidos como siriris ou aleluias. Podemos percebê-los na primavera em revoadas atraídos pelas luzes das cidades onde se encontram para formar um novo casal real e reproduzir. Portanto, ao sinal de asas espalhadas pelo chão, fique alerta pois poderá haver a fomação de uma nova colônia. Os dois tipos encontrados com maior frequência são o cupim de madeira seca e o subterrâneo. Enquanto as brocas atacam em menor número, os cupins atacam aos milhares com efeitos devastadores.

BROCAS:
Móveis, molduras, batentes, estruturas, livros são seus alvos. Na sua fase larval destroe a madeira perfurando grandes extensões de galerias. Pode-se identificar o ataque através de depósitos de pó próximo de orifícios. Por trás dos furinhos pode existir uma destruição incalculável.

PARA PREVENIR:
O ideal é aplicar Pentox Super em todas as superfícies de todas as peças da madeira antes da construção. Utilize pincéis ou mergulhe as peças para maior proteção.

PARA COMBATER:
Identifique os furinhos das brocas. Alguns estarão abertos outros tampados com o resíduo (pó) gerado pelas brocas. Injete cuidadosamente Pentox Super em todos os furos e pincele por toda a extensão da madeira. Observe por uma semana, se persistir reaplique o produto.

PORQUE UTILIZAR PENTOX SUPER DUPLA AÇÃO:
Pentox Super Dupla Ação é um produto diferenciado: tem ação Inseticida e possui resinas Hidrorrepelentes que fixam o produto proporcionando longo efeito residual e ajuda no controle das deformações das madeiras quando umedecidas acidentalmente.
É um produto de classificação IV – Pouco tóxico para manipulação.
É a base inseticida que aceita pinturas de acabamento. Pentox Super Dupla Ação é o Zarcão da madeira.
O tratamento preventivo com Pentox Super custa cerca de 1% do valor da obra, muito menos do que se gastaria para eliminar uma infestação que pode chegar a 10% ou mais.

Fonte: http://www.montana.com.br

Check Also

defeitos-madeiras

DEFEITOS NA SECAGEM DE MADEIRAS

As tensões que se desenvolvem na madeira são a causa básica dos defeitos de secagem, ...

Deixe uma resposta