N o v i d a d e s
Home » DICAS » Acabamentos » ACABAMENTOS PARA MADEIRAS
acabamentos_para_madeiras

ACABAMENTOS PARA MADEIRAS

Por mais que se utilize madeiras tratadas, é sempre importante que se tomem todas as precauções necessárias contra a exposição excessiva à umidade e ao sol, como já foi explicado. Por isso o ideal é que se use sempre algum tipo de acabamento, como vernizes ou tintas, pois a pintura protege a madeira da entrada imediata de água, assim como de uma degradação superficial. A qualidade de um determinado tipo de acabamento em madeira está relacionada, em maior ou menor grau, com a textura da madeira e com o tipo e quantidade de extrativos eventualmente presente nas células.

Madeiras com textura grosseira geralmente exigem aplicação inicial de um selador para evitar uma penetração demasiada da fase líquida do material de acabamento, pois diminuem o excesso de porosidade da superfície, corrigindo pequenas falhas e melhorando o rendimento das tintas de acabamento. Mas, de maneira geral, para madeiras recentes é recomendável o emprego do tratamento anti-séptico, e posteriormente a aplicação de três capas de pintura: uma primeira, uma mão intermediária e o acabamento que ficaria ideal com duas mãos. Na primeira, deve-se tomar o cuidado de utilizar um produto que se adapte à espécie de madeira e com o tipo de anti-séptico usado. Assim, o tempo que se espera de uma boa pintura exposta ao exterior fica entre 3 ou 4 anos.

As tintas de acabamento recomendadas para madeira são o esmalte sintético e a tinta à óleo. Esta última vem perdendo lugar para o esmalte sintético, que na verdade é uma variação aprimorada da tinta à óleo, que traz componentes anti-corrosivos e é lavável.

Fonte: http://www.arq.ufsc.br/

About Madeireira Sao Paulo

Check Also

defeitos-madeiras

DEFEITOS NA SECAGEM DE MADEIRAS

As tensões que se desenvolvem na madeira são a causa básica dos defeitos de secagem, ...

Deixe uma resposta