N o v i d a d e s
MSP » VOCÊ SABIA ??? » A HISTÓRIA E CARACTERÍSTICA DE USO DO BAMBU

A HISTÓRIA E CARACTERÍSTICA DE USO DO BAMBU




HISTÓRIA:
O uso do bambu como material de construção é milenar em regiões Asiáticas como o Japão, a China, a Índia, a Tailândia, as Filipinas ou a Indonésia. Também é uma construção tradicional em África e na América Latina (Colômbia, Costa Rica, Brasil, Equador). A perspectiva ecológica e económica contemporânea fez ressurgir o uso e a investigação destas técnicas a nível global. Oscar Hidalgo Lopes e Simon Velez (Colômbia), Shoei Yoh (Japão), Rocco Yim (China) e Darrel DeBoer (EUA) são arquitectos de referência nesta área, tendo desenvolvido trabalhos significativos com e sobre o bambu. Programas de habitação em países carenciados têm utilizado o bambu como elemento construtivo principal. Por exemplo a Colômbia, em pareceria com a Alemanha, lançou com sucesso programas de habitação social em regime de auto-construção com bambu, aproveitando as vantagens económicas e o bom comportamento sísmico do material.

CARACTERÍSTICAS E AMBIENTE:
O bambu é um recurso naturalmente abundante em muitos locais do planeta e facilmente cultivável em muitos outros. Tem um índice de crescimento rápido, atingindo a maturidade entre 3 a 6 anos (com 10 anos está no máximo da dimensão e resistência). Existem inúmeras espécies de bambu, mas geralmente este caracteriza-se por ser tubular, longo, resistente, flexível, leve e fácil de manusear e transportar.

USOS E TÉCNICAS:
O bambu após o abate deve ser sazonado em posição horizontal, em local seco e protegido da luz solar directa. Normalmente é utilizado sem qualquer tratamento, existindo porem a possibilidade de aplicar produtos preventivos (à base de boratos p.e.), que o tornam mais resistente a ataques xilófagos e fungos.

Na construção de edifícios, o bambu é usado principalmente como elemento estrutural (em coberturas, paredes e pavimentos), mas também pode desempenhar outras funções (forros, telhas, encanamentos de água, andaimes, etc). À semelhança da madeira já existem laminados de bambu (Plyboo), normalmente usados em pavimentos e forros macheados.

As samblagens ou nós são elementos importantes nas estruturas de bambu. Tradicionalmente são utilizados encaixes simples reforçados com fibras naturais como o cânhamo ou juta, no entanto a dilatação/contracção nas peças de bambu (consequente da humidade do ar) atinge facilmente 6% no seu diâmetro, o que pode tornar as ligações soltadiças. Parafusos ou pregos podem ser utilizados, mas enfraquecem fisicamente as peças. O arquitecto Simon Velez desenvolveu uma técnica de samblagem que consiste em “soldar” as ligações com argamassa solificadora (de cimento) preenchendo os vazios do interior do bambu.

Fonte: http://www.planob.com

Verifique Também

historia da madeira - USO DA MADEIRA NO DECORRER DA HISTÓRIA

USO DA MADEIRA NO DECORRER DA HISTÓRIA

O uso da madeira no decorrer da história:Os primatas, nossos antecessores utilizavam-se das árvores como ...

Deixe uma resposta